quarta-feira, 7 de abril de 2010

Aula do dia 29/03/2010

Relembrando...

• Capitalismo:

O que caracteriza o capitalismo, basicamente, é a propriedade privada dos meios de produção. Um país que exemplifica claramente esse tipo de sistema econômico é os EUA.

• Socialismo:

Já no socialismo, encontramos características como a socialização de serviços essenciais e a posse de terra feita de forma bastante regulamentada. Um país que utiliza esse sistema econômico é a França.

• Comunismo:

E por fim, o comunismo tem como característica fundamental a propriedade estatal. A Córeia do Norte é um país comunista.

____________________________________________________

Falando em capitalismo, veja algumas definições.

→ Capital: é toda forma de riqueza utilizada com a finalidade de atrair mais riqueza ou procriar-se.

Tudo pode ser capital. Ex.: o carro, pro taxista; a voz, pro cantor. Para essa procriação acontecer, é preciso ter acumulação do capital.

É válido dizer que capital não é sinônimo de dinheiro. Pois, ao contrário do capital, o dinheiro é estéril. "Para alguém ganhar, outra pessoa tem que perder", ou seja, a soma é nula.

→ O valor da terra:


•Valor de venda: soma de todo o trabalho tido na confecção de um objeto qualquer. Todo objeto pode ser desintegrado até sobrar somente o tempo de trabalho.

•Valor de troca (uso): valor de mercado (é o valor que as pessoas estão dispostas a pagar pelo produto). Esse valor já dado pelo mercado.

LUCRO = VALOR DE TROCA - VALOR DE VENDA


→ Renda Diferencial da Terra: "Teoria das Laranjas": Existem dois produtores de laranja; um vende o quilo por R$ 10,00 enquanto o outro vende a R$ 5,00. O produtor que vende mais caro é que determina o preço da laranja no mercado. Enquanto esse produtor tem um lucro x, o produtor que vende mais barato tem um lucro x+5.

→ Renda Diferencial Urbana:

- localização (terrenos mais bem localizados levam em conta: primeiro, serem mais perto dos lugares que tem mais dinheiro materializado, como os grandes centros comerciais; e segundo, terem mais acessibilidade, como ser fácil ir de um lugar para outro);
- infra-estrutura;
- condições naturais do terreno;
- condições de mão-de-obra;
- acessibilidade;
- vizinhança;
- legislação;
- etc...

→ Rendas diferenciais diferentes:

R1) condicionantes "naturais" - mercado ( prefeitura, cidade, localização, infra-estrutura, teoria das laranjas);
R2) investimentos (para melhorar e valorizar o local);
R3) (parte da R2) fetiche (consumo do lugar - propaganda e marketing induz ao fetiche).

Nenhum comentário:

Postar um comentário